A primeira pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência no Brasil com selo internacional
A pós-graduação com 24 meses de duração tem acesso ilimitado a todo o conteúdo teórico online por 30 meses.
No CBI of Miami, além de todas as aulas gravadas, também temos bate papo com os especialistas e professores.
Certificação válida pelo MEC e um certificado internacional emitido pelo CBI of Miami como curso livre.
Aprenda com um programa alinhado às principais diretrizes internacionais, com a abordagem dos mais renomados especialistas no campo da saúde mental infantil e adolescente.
As vagas são limitadas, e você não pode perder a chance de estudar em um dos cursos mais completos da área de saúde mental infantil e adolescente.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma intervenção considerada padrão ouro e é uma abordagem que vem se renovando com diversas novas ondas de abordagens que englobam um conjunto de ferramentas que compartilham características comuns.
O pressuposto central da TCC reside no fato de que os pensamentos exercem uma influência nas emoções e no comportamento. Essa tríade: pensamento-emoções e comportamento será estudada de diversas formas no curso. A TCC se baseia em dois princípios centrais:
1. nossas cognições têm uma influência controladora sobre nossas emoções e comportamento;
2. o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamento e nossas emoções.
A TCC considera que os indivíduos respondem ao significado das situações mais que aos eventos em si. Isto não se equivale a dizer que fatores cognitivos exercem papel causal exclusivo na etiologia dos transtornos mas que exercem um papel central e importante. O que você pensa pode determinar o que você sente em função das interpretações e dos pensamentos que surgem dessas interpretações. Esses pensamentos e não os fatos reais, são o que determinam o estado de ânimo da pessoa. A TCC trabalha flexibilizando esses pensamentos e os modos patológicos do processamento da informação e leva em conta que sofremos, na maioria das vezes, não pelas situações, mas pelas interpretações rígidas que fazemos delas.
Na TCC, os terapeutas incentivam o desenvolvimento e a aplicação de processos adaptativos de pensamento, como o pensamento racional e a solução de problemas. O terapeuta ajuda os pacientes a reconhecer e mudar o pensamento patológico em três níveis de processamento de informações: pensamentos automáticos, crenças intermediárias e crenças centrais.
A TCC concentra-se primordialmente no aqui-e-agora. No entanto, é essencial ter uma perspectiva longitudinal – incluindo a consideração do desenvolvimento na primeira infância, histórico familiar, traumas, experiências evolutivas positivas e negativas, educação, história de trabalho e influências sociais – para entender completamente o paciente e planejar o tratamento. É enfatizada uma abordagem voltada para o problema porque a atenção às questões atuais ajuda a estimular o desenvolvimento de planos de ação para combater sintomas como desesperança, desamparo, evitação e procrastinação. Além disso, as respostas cognitivas e comportamentais a eventos recentes são mais acessíveis e verificáveis do que as reações a ocorrências no passado distante. (Wright et al., 2003)
Psicólogos e profissionais da saúde mental e educação.
O objetivo do curso é capacitar psicólogos e profissionais na área médica para o entendimento e aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental; ensinar sobre as diferentes “ondas” (Comportamentalismo, Cognitivismo e Regulação emocional) na Terapia Cognitivo-Comportamental e treinar as estratégias mais atuais na intervenção em clínica com crianças e adolescentes.
Carga horária: 60h
Definições técnicas e práticas sobre a terapia cognitivo-comportamental, principais características, objetivos, relações; Definição de empirismo colaborativo para adesão ao tratamento e relação terapêutica e conceptualização de caso.
Carga horária: 70h
Conceituar e apresentar os tópicos importantes em uma entrevista inicial incluindo histórico desenvolvimental, funcionamento cerebral para formulação de casos clínicos em TCC; Orientação de Pais.
Carga horária: 65h
Apresentar o conceito de Psicoeducação em TCC e de Psicoeducação emocional através de recursos lúdicos. Conceituar relação terapêutica e estratégias para reforçar adesão e engajamento. Orientação de Pais.
Carga horária: 140h
A proposta da disciplina é ensinar sobre as intervenções em transtornos específicos a fim de capacitar o aluno para conceituação e aprendizagem das estratégias e técnicas cognitivo-comportamentais em cada transtorno. Protocolos de atendimentos e exemplos clínicos em:
Depressão;
Fobias,
Ansiedade de Separação;
Transtorno de Ansiedade Generalizada,
Transtorno do Déficit de Atenção;
Transtornos Alimentares;
TOC, Tiques e Tourrete;
Compulsões;
Uso Abusivo de Internet e Jogos eletrônicos;
Sexualidade, Transexualidade e Disforia de Gênero;
Desregulação Emocional.
Carga horária: 70h
A disciplina vai capacitar o aluno a entender a Terapia do esquema, que propõe uma ampliação do espectro teórico da TCC, dando ênfase à relação terapêutica como ferramenta fundamental no tratamento, juntamente com os esquemas inicias desadaptativos (EIDs), e aos estilos de enfrentamento. Paciente e terapeuta exploram a relação terapêutica combatendo seus EIDs utilizando estratégias cognitivas, comportamentais, afetivas e interpessoais. Abordaremos os EIDs, estilos de enfrentamento, o trabalho com modos esquemáticos e as estratégias proposta pela escola alemã
(Dr Christof Loose) para o tratamento em terapia do esquema para crianças e adolescentes. Orientação de Pais dentro dessa abordagem.
Carga horária: 60h
Orientar sobre o trabalho de treinamento em habilidades sociais como assertividade, fazer e receber críticas e elogios, iniciar conversações, etc; Conceituar Bullying e estratégias de manejo, assim como, desenvolver resiliência em nossas crianças; Conceituar psicologia positiva e suas estratégias priorizando o que a criança consegue fazer e ressaltando seus pontos fortes, talentos e forças; Orientação de Pais e escolas.
Carga horária: 65h
A disciplina vai capacitar o aluno a usar, explorar e construir materiais e jogos para uso terapêutico. Falaremos sobre jogos, suas funções e possíveis utilizações na clínica para o tratamento de crianças e adolescentes; Orientação de pais para utilização e participação do tratamento.
Carga horária: 70h
Capacitar o aluno a conhecer e entender os princípios básicos e principais aplicações clínicas da Terapia de Aceitação e Compromisso ACT, da Terapia Dialética Comportamental-DBT e da Terapia Focada na Compaixão-TFC. Uma aula sobre os Protocolos Infantis utilizados para atendimento em grupo e individual (FRIENS, TRI, Protocolo Unificado).
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
É para profissionais de todos os segmentos de mercado, desde liberais até executivos, que buscam desenvolver competências comportamentais e avançar em suas carreiras.
O curso apresenta aulas onlines, que ficam gravadas e disponibilizadas na plataforma, no total são 600 horas de conteúdo, incluindo aulas teóricas, com estudos de caso e workshops.
O Certificado Nacional emitido pela Faculdade Primum válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
O Certificado Americano do CBI of Miami emitido por nossa empresa nos Estados Unidos é válido como curso livre.
O certificado emitido pelo CBI of Miami é garantia de qualidade para todo o mundo.
Para obter a certificação, o profissional deve ter participado de pelo menos 70% da carga horária do treinamento, além de realizar as avaliações que são passadas ao longo do curso. Isso tudo sem precisar sair de casa.
Metodologia VAHA é uma técnica de ensino usada por grandes universidades como Harvard, Stanford, entre outras, sendo V - videoaula, A - Artigos, H - Hands-on e A - Avaliação. Com essa metodologia, nossos alunos têm muito mais retenção e aprendizado dos conteúdos dos nossos MBAs.
- Pré-requisito: graduação completa, com data de colação de grau anterior à ao início do curso.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.