A primeira pós-graduação em Dependência Química no Brasil com selo internacional
A pós-graduação com 12 meses de duração tem acesso ilimitado a todo o conteúdo teórico online por 24 meses.
No CBI of Miami, além de todas as aulas gravadas, também temos bate papo com os especialistas e professores.
Certificação válida pelo MEC e um certificado internacional emitido pelo CBI of Miami como curso livre.
Aprenda com um programa alinhado às principais diretrizes internacionais, com a abordagem dos mais renomados especialistas no campo da saúde mental infantil e adolescente.
As vagas são limitadas, e você não pode perder a chance de estudar em um dos cursos mais completos da área de saúde mental infantil e adolescente.
A Pós-graduação Lato Sensu em Dependência Química visa orientar os profissionais de saúde mental sobre o uso abusivo e dependência das principais drogas lícitas e ilícitas, além de comportamentos aditivos (tais como jogos, videogame, comida e compras), auxiliando na prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento das dependências (terapias comunitárias, entrevista motivacional, terapia cognitivo-comportamental, terapia familiar, mindfulness e tratamentos farmacológicos).
No Brasil, segundo o estudo LENAD II (UNIFESP), 1 em cada 10 brasileiros, em média, tem problemas relacionados ao álcool. Na cidade de São Paulo, dados do estudo São Paulo Megacity (USP) evidenciam que 11 % de sua população teve algum problema relacionado ao uso abusivo de substâncias ao longo da vida. Segundo a ONU, em 2020, 269 milhões de pessoas consumiram drogas ilícitas no mundo.
No mundo contemporâneo, as mudanças de referências, de valores e das relações interpessoais nos convidam ao melhor preparo para lidar com as toxicomanias. A humanidade usa entorpecentes desde a Antiguidade, entretanto, a relação que o indivíduo vai estabelecendo com a substância muda a cada geração. Adolescentes começam a usar drogas em idade cada vez mais precoce, e a grande oferta de prazeres instantâneos promove uma epidemia crescente dos transtornos aditivos. Há alguns anos, os jogos de videogame se completavam, ao final da partida, com a frase Game Over (“o jogo acabou”). Os jogos eletrônicos agora são intermináveis, inesgotáveis, um reflexo da nossa sociedade atual.
Ao longo do curso, haverá um enfoque biopsicossocial, levando em conta os aspectos sociais, psicológicos, familiares, neurobiológicos e farmacológicos do uso e abuso de substâncias psicoativas e das dependências não químicas. Também serão abordadas as políticas públicas de maior impacto no tratamento.
Os comportamentos compulsivos vão estreitando o repertório dos seus pacientes, sendo necessário apontar outras possibilidades de vida, resgatando o potencial de cada ser para a saúde.
Profissionais da saúde mental, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, educadores físicos, conselheiros em dependência química e terapeutas de família.
O objetivo do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Dependência Química é fornecer, aos profissionais da área de saúde mental, as principais ferramentas para lidarem com o uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas e transtornos aditivos, através da prevenção, diagnóstico e tratamento, integrando uma visão biopsicossocial sobre o paciente.
Carga horária: 40h
Objetivo: Introdução ao conceito de dependência química; classificação das substâncias psicotrópicas; epidemiologia do uso de drogas psicoativas; diferenças entre drogas lícitas e ilícitas; classificação diagnóstica de uso abusivo e dependência de substâncias (CID 10 e CID 11); classificação diagnóstica dos Transtornos por Uso de Substâncias (DSM V); explorar as principais dependências comportamentais (não químicas); neurobiologia das dependências químicas; circuito de recompensa do cérebro; e noções básicas de psicopatologia fenomenológica das dependências.
Carga horária: 50h
Objetivo: História do uso de substâncias lícitas (tabaco, álcool e cafeína). Farmacologia do tabaco, do álcool e da cafeína. Conceito de dependência química relacionado às substâncias lícitas. Quadro clínico das dependências de álcool, tabaco e cafeína. Manejo clínico das dependências de álcool, tabaco e cafeína. Comorbidades clínicas e psiquiátricas das dependências de álcool, tabaco e cafeína (Patologia Dual). Tratamentos biológicos das dependências de álcool, tabaco e cafeína. Tratamentos não biológicos das dependências de álcool, tabaco e cafeína.
Carga horária: 40h
Objetivo: Entender o conceito de motivação e suas implicações para a mudança do comportamento. Conhecer os estágios de mudança do comportamento. Compreender a Entrevista Motivacional na prática clínica com usuários ou abusadores de substâncias psicoativas almejando a resolução da ambivalência para a mudança comportamental. Conhecer os principais modelos de prevenção, suas características e os locais onde podem ser aplicados com direcionamento para diferentes públicos-alvo. Identificar os principais Fatores de Risco e Proteção para o uso e abuso de substâncias psicoativas. Apresentar os conceitos de Educação Socioemocional. Desenvolver regulação emocional, considerada atualmente a base da saúde mental. Exercitar empatia e resiliência, possibilitando assim uma maior capacidade de gerenciamento das emoções, de socialização, de formas para lidar com conflitos e solução de problemas.
Carga horária: 40h
Objetivo: Apresentar aos participantes os conceitos centrais das Terapias Cognitivo-Comportamentais, sua aplicação no manejo e tratamento (temas centrais e temas específicos) dos Transtornos por Uso de Substâncias e nas Dependências Comportamentais, bem como os modelos delas derivados: Prevenção da Recaída e Treinamento de Habilidades Sociais e de Enfrentamento de Situações de Risco.
Carga horária: 60h
Objetivo: Diagnosticar e tratar os principais transtornos relacionados ao uso de substâncias ilícitas, com enfoque nas substâncias ilícitas mais prevalentes na população, cannabis e cocaína. Neurobiologia do sistema de recompensa do cérebro. Tratamentos farmacológicos para as dependências químicas. Tratamento biopsicossocial. Epidemiologia das dependências não químicas (dependências comportamentais). Diagnosticar os transtornos da impulsividade mais prevalentes em nosso meio (jogo patológico, videogame, compulsão por compras, compulsão por sexo e automutilação). Tratamentos biológicos das dependências comportamentais. Tratamentos não biológicos das dependências comportamentais.
Carga horária: 80h
Objetivo: Modelos de tratamento existentes com famílias de dependentes químicos. Dinâmica e funcionamento do sistema familiar. Ferramentas para um diagnostico familiar. Intervenções familiares em diferentes settings. Adolescentes em situação de abuso de substâncias (contexto sociocultural, adolescência como fase da vida em maior exposição, prevalências, consequências e modelos de intervenção). Sexualidade e dependência química (explanação dos conceitos da sexualidade: Dimensão Biopsicossocial, Comportamentos x Substâncias Específicas, População LGBTQIA+; Práticas Clínicas para a interface da sexualidade e tratamento do abuso e dependência química). Apresentar o conceito de Mindfulness (atenção plena) no qual se refere a um estado mental/psicológico presente em todos os indivíduos e que pode ser treinado.
Apresentar os conceitos centrais da Psicoterapia Positiva, sua metodologia e aplicabilidade no tratamento das dependências químicas e comportamentais.
Carga horária: 50h
Objetivo: Apresentar os conceitos de internação voluntária, involuntária e compulsória. Introdução à Reforma Psiquiátrica Brasileira. Apresentar a organização de serviços de tratamento em dependência química, sobretudo no âmbito do SUS. Identificar os elementos da Rede de Atenção Psicossocial brasileira (RAPS). Descrever a rede de apoio (UBS, CAPS, comunidades terapêuticas, consultório de rua, residências terapêuticas, unidades de acolhimento e centro de convivência).
É para profissionais de todos os segmentos de mercado, desde liberais até executivos, que buscam desenvolver competências comportamentais e avançar em suas carreiras.
O curso apresenta aulas onlines, que ficam gravadas e disponibilizadas na plataforma, no total são 360 horas de conteúdo, incluindo aulas teóricas, com estudos de caso e workshops.
O Certificado Nacional emitido pela Faculdade Primum válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 360 horas de conteúdo.
O Certificado Americano emitido pelo CBI of Miami é válido como curso livre.
O certificado emitido pelo CBI of Miami é garantia de qualidade para todo o mundo.
Para obter a certificação, o profissional deve ter participado de pelo menos 70% da carga horária do treinamento, além de realizar as avaliações que são passadas ao longo do curso. Isso tudo sem precisar sair de casa.
Metodologia VAHA é uma técnica de ensino usada por grandes universidades como Harvard, Stanford, entre outras, sendo V - videoaula, A - Artigos, H - Hands-on e A - Avaliação. Com essa metodologia, nossos alunos têm muito mais retenção e aprendizado dos conteúdos dos nossos MBAs.
Graduação completa, com data de colação anterior à data de início do curso.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.