No último domingo (06/04), o programa Fantástico, da TV Globo, trouxe à tona um caso que chocou o país: a agressão de uma criança autista por parte de um professor de capoeira. A matéria trouxe à discussão a necessidade urgente de formação, empatia e preparo adequado por parte dos profissionais que atuam com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Entre os entrevistados, um dos destaques foi o professor Lucelmo Lacerda, especialista em educação inclusiva e docente de cursos de pós-graduação no CBI of Miami.
A análise de Lucelmo: quando a ciência encontra a realidade
Lucelmo Lacerda é referência nacional nas áreas de inclusão escolar, análise do comportamento e educação especial. Em sua fala no Fantástico, ele reforçou a importância de entender o comportamento de crianças com TEA com base na ciência, no acolhimento e na escuta.
“Não se trata de ‘corrigir’ o comportamento de uma criança autista. Trata-se de compreendê-lo e intervir com responsabilidade, sensibilidade e preparo técnico.”
— Lucelmo Lacerda, no Fantástico (06/04/2024)
A participação do professor na reportagem não apenas esclareceu pontos técnicos, como também evidenciou os riscos da atuação de profissionais sem formação específica, o que pode gerar impactos graves, como o ocorrido na matéria.
Formação é essencial: como o CBI contribui para essa transformação
Casos como o retratado no programa reforçam a missão do CBI: formar profissionais preparados para atuar com ética, evidência científica e compromisso com a inclusão.
O CBI oferece cursos de pós-graduação voltados para quem deseja atuar com responsabilidade no cuidado de pessoas com TEA, entre eles:
- Pós-graduação em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual
- Pós-graduação em Psicopedagogia no Autismo e TDAH
- Pós-graduação em Psicopedagogia baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
Todos os cursos são 100% online, com certificação internacional e corpo docente altamente qualificado — incluindo o próprio Lucelmo Lacerda.
Transformar vidas começa pela formação
O episódio exibido no Fantástico é um alerta. Não basta boa vontade: é preciso preparo. A formação contínua e a atuação com base em evidência são os pilares de uma sociedade mais inclusiva, humana e segura para todos — especialmente para as pessoas neurodivergentes.
No CBI, mais que um curso, você abraça um propósito.
Fonte: g1.globo.com.br
Transforme seu conhecimento em impacto real:
https://cbiofmiami.com/pos-graduacoes/