A primeira pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência no Brasil com selo internacional
A pós-graduação com 24 meses de duração tem acesso ilimitado a todo o conteúdo teórico online por 30 meses.
Certificação válida pelo MEC e um certificado internacional emitido pelo CBI of Miami como curso livre.
Aprenda com um programa alinhado às principais diretrizes internacionais, com a abordagem dos mais renomados especialistas no campo da saúde mental infantil e adolescente.
Preencha o formulário agora e comece sua jornada de aprendizado!
Pagamento recorrente:
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma intervenção considerada padrão ouro e é uma abordagem que vem se renovando com diversas novas ondas de abordagens que englobam um conjunto de ferramentas que compartilham características comuns.
O pressuposto central da TCC reside no fato de que os pensamentos exercem uma influência nas emoções e no comportamento. Essa tríade: pensamento-emoções e comportamento será estudada de diversas formas no curso. A TCC se baseia em dois princípios centrais:
1. nossas cognições têm uma influência controladora sobre nossas emoções e comportamento;
2. o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamento e nossas emoções.
A TCC considera que os indivíduos respondem ao significado das situações mais que aos eventos em si. Isto não se equivale a dizer que fatores cognitivos exercem papel causal exclusivo na etiologia dos transtornos mas que exercem um papel central e importante. O que você pensa pode determinar o que você sente em função das interpretações e dos pensamentos que surgem dessas interpretações. Esses pensamentos e não os fatos reais, são o que determinam o estado de ânimo da pessoa. A TCC trabalha flexibilizando esses pensamentos e os modos patológicos do processamento da informação e leva em conta que sofremos, na maioria das vezes, não pelas situações, mas pelas interpretações rígidas que fazemos delas.
Na TCC, os terapeutas incentivam o desenvolvimento e a aplicação de processos adaptativos de pensamento, como o pensamento racional e a solução de problemas. O terapeuta ajuda os pacientes a reconhecer e mudar o pensamento patológico em três níveis de processamento de informações: pensamentos automáticos, crenças intermediárias e crenças centrais.
A TCC concentra-se primordialmente no aqui-e-agora. No entanto, é essencial ter uma perspectiva longitudinal – incluindo a consideração do desenvolvimento na primeira infância, histórico familiar, traumas, experiências evolutivas positivas e negativas, educação, história de trabalho e influências sociais – para entender completamente o paciente e planejar o tratamento. É enfatizada uma abordagem voltada para o problema porque a atenção às questões atuais ajuda a estimular o desenvolvimento de planos de ação para combater sintomas como desesperança, desamparo, evitação e procrastinação. Além disso, as respostas cognitivas e comportamentais a eventos recentes são mais acessíveis e verificáveis do que as reações a ocorrências no passado distante. (Wright et al., 2003)
Psicólogos e profissionais da saúde mental e educação.
O objetivo do curso é capacitar psicólogos e profissionais na área médica para o entendimento e aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental; ensinar sobre as diferentes “ondas” (Comportamentalismo, Cognitivismo e Regulação emocional) na Terapia Cognitivo-Comportamental e treinar as estratégias mais atuais na intervenção em clínica com crianças e adolescentes.
Graduação completa, com data de colação de grau anterior à ao início do curso.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais.
Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 07 dias corridos após a matrícula.
Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação.
Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.