Pós-graduação em Transtornos de Aprendizagem e a Alfabetização
Vagas Esgotadas
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades
– Curso de pós-graduação Lato Sensu em Transtornos de Aprendizagem e a Alfabetização com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online.
– Curso 100% online, assista de onde quiser.
– São 11 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja “Mais informações”, abaixo.
– Bate-papo ao vivo com o especialista.
– 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
– 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
– Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
– Próxima turma: vagas esgotadas.
– Para concluir o treinamento deverão ser pagas 25 mensalidades.
– Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
– Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
– O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
A partir do amplo debate sobre a inclusão de crianças com transtornos e deficiências no ambiente escolar, surgiu por parte dos profissionais da educação, principalmente nos anos iniciais e educação infantil, grande interesse e necessidade de entender como processo de alfabetização acontece nestas condições.
Além disso, a aquisição da linguagem escrita possui o caráter social, servindo como base para os demais conteúdos. Desta forma, pretendemos municiar o aluno com ferramentas que facilitem o acolhimento das crianças em sala de aula durante o processo de alfabetização e letramento.
Objetivo
Municiar os professores sobre os transtornos existentes no processo de alfabetização. Prevenir e analisar os problemas de aprendizagem e de ensino gerados no contexto educacional. Conhecer as interferências no contexto político-econômico-social na alfabetização e suas principais consequências. Dar orientação aos professores, aos profissionais da educação e às famílias dos estudantes em processo de alfabetização e letramento.
1 – POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO DE ALFABETIZAÇÃO
Carga horária: 48h
Objetivo: Conhecer as políticas públicas existentes direcionadas à alfabetização e letramento.
2 – COMUNICAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO
Carga horária: 60h
Objetivo: Demonstrar como o processo de comunicação pode ser desenvolvido na escola e verificar as tecnologias assistivas a favor do processo de alfabetização para crianças com transtornos específicos.
3 – ALFABETIZAÇÃO: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Carga horária: 60h
Objetivo: Observar como ocorre o processo de aquisição da leitura e escrita, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio dos métodos alfabéticos e práticas pedagógicas mais utilizadas.
4 – NEUROCIÊNCIAS E AS NOVAS COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI
Carga horária: 48h
Objetivo: Demonstrar a importância da neurociência no processo de alfabetização bem como da utilização das competências para o século XXI.
5 – TIPOS DE TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
Carga horária: 60h
Objetivo: Conceituar e diferenciar distúrbios e transtornos de aprendizagens, além de demonstrar alguns processos de intervenções mais adequados.
6 – TRANSTORNOS DE LEITURA
Carga horária: 60h
Objetivo: Desenvolver competências didático-pedagógicas dos professores para as aprendizagens relacionadas ao processo de desenvolvimento de alfabetização e aquisição de leitura.
7 – TRANSTORNOS DE MATEMÁTICA
Carga horária: 60h
Objetivo: Desenvolver competências didático-pedagógicas dos professores para as aprendizagens relacionadas ao processo de alfabetização matemática.
8 – TRANSTORNOS DE EXPRESSÃO ESCRITA
Carga horária: 60h
Objetivo: Desenvolver competências didático-pedagógicas dos professores para as aprendizagens relacionadas ao processo de alfabetização e competência escrita.
9 – ALFABETIZAÇÃO E OUTROS TRANSTORNOS
Carga horária: 48h
Objetivo: Demonstrar quais as influências no processo de alfabetização em alunos de inclusão.
10 – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Carga horária: 48h
Objetivo: Promover o desenvolvimento de competências fundamentais dentro do campo da educação, com a integração de aspectos teóricos e práticos, levando ao conhecimento do processo de desenvolvimento humano durante a alfabetização.
11 – METODOLOGIA DE PESQUISA
Carga horária: 48h
Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica? Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.