Pós-graduação em Reabilitação Neuropsicológica do Idoso e Psiquiatria Geriátrica
De: R$860,00
Por: R$349,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades

O grupo educacional formado pelas Faculdades BWS/FAPSS, CBI of Miami, ARISTO e BBI of Chicago permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação a distância em Reabilitação Neuropsicológica do Idoso e Psiquiatria Geriátrica com selo internacional do país.
– Curso de Pós-graduação em Reabilitação Neuropsicológica do Idoso e Psiquiatria Geriátrica com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 30 meses.
– Curso 100% online, assista de onde quiser.
– São 13 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja “Mais informações”, abaixo.
– Bate-papo ao vivo com o especialista.
– 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
– 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
– Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
– Próxima turma: início em 30/06/2023.
– Para concluir o treinamento deverão ser pagas 30 mensalidades.
– Ao término dos 30 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
– Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
– O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
Pós-graduação em Reabilitação Neuropsicológica do Idoso e Psiquiatria Geriátrica
Existem, aproximadamente, 900 milhões de idosos no mundo, e o Brasil atinge em torno de 31 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Esse fato demanda políticas públicas para lidar com as peculiaridades geradas por essa faixa etária. Os profissionais das diversas áreas da saúde devem se preparar para auxiliar a promoção do envelhecimento saudável e amenizar as várias incapacidades provenientes da maior longevidade.
Preparar o aluno para enfrentar os diversos desafios que essa especialidade proporciona, não só no entendimento do processo de envelhecimento e de suas doenças, como seus tratamentos. Dar uma visão da multi e interdisciplinaridade que ela envolve para resolução completa de seus problemas.
Capacitar o aluno para o atendimento em reabilitação cognitiva de patologias neurodegenerativas em adultos e idosos e para identificação, uso de instrumentos de rastreio e técnicas de reabilitação de funções cognitivas comprometidas, a fim de auxiliar na melhoria da qualidade de vida do paciente e familiar.
1 – FUNDAMENTOS EM GERONTOLOGIA
Carga horária: 48h
Objetivo: descrever conceitos básicos em gerontologia para entendimento do desenvolvimento da velhice. O aluno aprenderá a diferenciar Senescência de Senilidade e estudar os indicadores de uma boa qualidade de vida no idoso, que são os conceitos de Autonomia e Independência, além de se preparar para as disciplinas que se seguem.
2 – COGNIÇÃO AO LONGO DA VIDA
Carga horária: 48h
Objetivo: as habilidades cristalizadas e fluidas, as quais compõem a Teoria CHC de inteligência, sofrem alterações ao longo da vida. Os componentes cristalizados aumentam o desempenho, enquanto os fluidos diminuem o seu rendimento. Nessa disciplina, vamos apresentar as principais cognições que sofrem alteração da senescência.
3 – AVALIAÇÃO NEUROPSICOMÉTRICA DO IDOSO
Carga horária: 48h
Objetivo: é muito frequente no atendimento de pessoas idosas a avaliação do desempenho cognitivo, emocional e funcional e, por essa razão, são utilizados instrumentos de rastreio. Nessa disciplina, apresentaremos os instrumentos de rastreio mais frequentes utilizados em idosos.
4 – PRINCÍPIOS GERAIS DA REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Carga horária: 48h
Objetivo: a Reabilitação Neuropsicológica tem ganhado ênfase nos últimos anos. Nessa disciplina, descreveremos os fatos históricos da reabilitação, bem como os tipos de intervenções.
5 – PSIQUIATRIA GERIÁTRICA – PARTE I
Carga horária: 48h
Objetivo: muitos profissionais da saúde ainda confundem o processo natural de se envelhecer com o processo patológico. Os módulos de psiquiatria geriátrica têm como objetivo elucidar os quadros de transtornos mentais mais frequentes que acometem os idosos.
6 – INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS DO IDOSO
Carga horária: 48h
Objetivo: os transtornos neuropsiquiátricos de início tardio e de início muito tardio têm crescido nos últimos anos em decorrência do envelhecimento populacional. Nesta disciplina, abordaremos como intervir em pacientes com transtorno bipolar de início tardio, no uso de álcool e nos traumas encefálicos.
7 – PSIQUIATRIA GERIÁTRICA – PARTE II
Carga horária: 48h
Objetivo: no DSM-5, o termo demência foi substituído por Transtorno Neurocognitivo Maior. Outro fator importante foi a inclusão do Transtorno Neurocognitivo Menor. Nessa disciplina, elucidaremos as demências mais frequentes e discutiremos o conceito de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL).
8 – INSTRUMENTOS E TÉCNICAS EM REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA – PARTE I
Carga horária: 48h
Objetivo: nessa disciplina, apresentaremos instrumentos e técnicas criativas para se trabalhar com idosos.
9 – SÍNDROME DA FRAGILIDADE
Carga horária: 48h
Objetivo: a síndrome da fragilidade foi descrita pela primeira vez por Linda Fried, em 2001, e pode ser definida como uma síndrome clínica caracterizada pela diminuição da força, resistência e função fisiológica, aumentando a vulnerabilidade de um indivíduo ao desenvolvimento de maior dependência e/ou morte. Nessa disciplina temos como objetivo discutir os conceitos e terminologias que cercam a Síndrome da Fragilidade.
10 – INSTRUMENTOS E TÉCNICAS EM REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA – PARTE II
Carga horária: 48h
Objetivo: a reabilitação é um processo interativo que possibilita a intervenção em déficits cognitivos, comportamentais e emocionais. Salienta-se que os prejuízos emocionais também são foco do processo de reabilitação. Nessa disciplina, discutiremos o processo dos transtornos de humor e a estimulação no comprometimento cognitivo leve.
11 – ESTIMULAÇÃO COGNITIVA EM GRUPO
Carga horária: 48h
Objetivo: pelo crescimento da população idosa, cada vez mais cresce o número de Instituições de Longa Permanência e dos Centros Dia. Nessa disciplina, abordaremos atividades em grupos de idosos.
12 – INTERVENÇÃO EM TRANSTORNOS DO MOVIMENTO
Carga horária: 36h
Objetivo: nesta disciplina, apresentaremos instrumentos e técnicas criativas para se trabalhar com idosos.
13 – METODOLOGIA DE PESQUISA
Carga horária: 36h
Objetivo: apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica? Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
Coordenação Geral


Juliana Francisca Cecato
Graduação em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí
Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí
Certificação em Neuropsicologia pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp)
Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP)
Doutorado em Psicologia Educacional pelo UniFIEO
Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí
Atua em consultório particular como psicóloga clínica e neuropsicóloga e é docente da Universidade São Francisco
Colaboradora do Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da FMJ e do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Jundiaí
Pesquisas na área de aprendizagem, síndrome demencial, inteligência, reabilitação neuropsicológica e instrumentos cognitivos
Facilitadores


José Eduardo Martinelli
Doutorado em Gerontologia pela UNICAMP
Mestre em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP
Médico Geriatra graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí
Professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí


Adriana Turchetti
Psicóloga pela Universidade São Francisco
Pós-graduada em Neuropsicologia pela Universidade de São Paulo através do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Aprimoramento em Reabilitação Cognitiva pelo Instituto Neurológico de São Paulo.
Curso de Extensão em Reabilitação Neuropsicológica pelo Check-up do Cérebro – Consultoria e Pesquisas em Neurociências Cognitivas
Mediadora do método PEI: Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein no Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná
Treinamento em raciocínio clínico e diagnóstico neuropsicológico diferencial no CEAN – Centro de Estudos Avançados em Neuropsicologia
Atua em psicologia clínica através de avaliação neuropsicológica, psicoterapia e reabilitação neuropsicológica com crianças, adultos e idosos


Marjorie da Silva
Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco
Especialista em Neuropsicologia
Tem experiência na área clínica, pesquisa, docência, supervisão em clínica, graduação e pós-graduação, assessoria e consultoria
Atua principalmente nos temas: avaliação psicológica e educacional, neuropsicologia, fatores de sucesso e fracasso escolar, saúde mental e declínio cognitivo em adultos e idosos; e fatores que influenciam na aprendizagem e vinculação terapêutica


Natália Almeida
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Especialização em Geriatria e Gerontologia na Faculdade de Medicina de Jundiaí
Mestranda em Ciência da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí
Membro do Group of Investigation of Morbidity and Mental Health in Aging GIMMA da Faculdade de Medicina de Jundiaí-FMJ desde 2019
Atualmente, é fisioterapeuta e proprietária da GN Fisioterapia, trabalha para prevenção ou retardamento dos efeitos degenerativos decorrentes do envelhecimento. Atua também com atendimentos domiciliares, com ênfase na saúde do idoso