Pós-graduação em Fisioterapia Esportiva para Crianças e Adolescentes - Da Escola ao Alto Rendimento
Vagas Esgotadas
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades
– Curso de pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Esportiva para Crianças e Adolescentes – Da Escola ao Alto Rendimento com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 27 meses.
– Curso 100% online, assista de onde quiser.
– São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja “Mais informações”, abaixo.
– Bate-papo ao vivo com o especialista.
– 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
– 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
– Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
– Próxima turma: início em 22/07/2022.
– Para concluir o treinamento deverão ser pagas 27 mensalidades.
– Ao término dos 27 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
– Pré-requisito: Profissionais formados em Fisioterapia.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
– O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
Da iniciação esportiva aos Jogos Olímpicos, o esporte é considerado um aliado importante da educação e da saúde pública. Para tal, o esporte apresenta duas dimensões: o Social e o Espetáculo. Dentro do Esporte Social, podemos ainda subdividi-lo em Esporte Educacional e Esporte Participação, enquanto o Esporte Espetáculo é caracterizado pelo Esporte de Rendimento.
O esporte educacional é especialmente importante para crianças e adolescentes, pois oferece oportunidades de atividades físicas e exercícios que são fundamentais para o desenvolvimento humano, e muitos benefícios são resultados dessas práticas na fase da infância e da adolescência. Por outro lado, o esporte de rendimento visa a competição, que gera inspiração e influência para táticas de jogos, construção de imagem, marcas, entre outros, sendo valioso para estimular a população a se engajar em modalidades esportivas e, consequentemente, aderir a um estilo de vida fisicamente ativo.
Contudo, a prática esportiva deve respeitar os limites inerentes ao crescimento físico e maturação biológica, ou seja, a demanda do esporte deve ser coerente com a capacidade biopsicossocial de um indivíduo que está em formação. A fim de preparar o fisioterapeuta esportivo para trabalhar com crianças e adolescentes, em escolas formais, escolas de esporte ou clubes esportivos, com abordagem educacional e de saúde, apresentamos a Pós-graduação em Fisioterapia Esportiva para Crianças e Adolescentes – Da Escola ao Alto Rendimento.
A Pós-Graduação em Fisioterapia Esportiva para Crianças e Adolescentes – Da Escola ao Alto Rendimento é composta por professores com experiência em atuação nesta área, dedicados a prevenção e reabilitação em crianças e adolescentes, que estejam praticando esporte com intuito de educação e/ou competição.
O curso será baseado na expertise clínica e científica sobre essa temática, sendo composta por 10 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo módulos com videoaula, leituras de textos e artigos científicos, webinar (videoconferência ao vivo) e testes avaliativos.
Após o término do curso, o aluno estará fundamentado para ter uma atuação profissional com crianças e adolescentes, sabendo respeitar as características individuais do crescimento físico e maturação biológica, visando uma prática esportiva regular com ênfase no desenvolvimento neuropsicomotor, além de monitorar o risco de lesão e de afastamento do esporte que implicam em menor qualidade de vida, menor desempenho atlético e, consequentemente, maior prevalência de doenças crônicas não transmissíveis como, por exemplo, hipertensão, obesidade e diabetes.
Objetivo
Fomentar a discussão e o aprendizado de teorias, conceitos e técnicas que visem o uso de práticas de atividades físicas e esportivas em crianças e adolescentes com ênfase em prevenção e reabilitação, respeitando as particularidades do crescimento físico, do desenvolvimento neuropsicomotor e da maturação biológica.
1 – EPIDEMIOLOGIA NO ESPORTE E SAÚDE PÚBLICA
Carga horária: 60h
Objetivo: Apresentar fundamentos, métodos e ferramentas para diagnósticos epidemiológicos e intervenções em saúde no esporte. Ao final da disciplina, espera-se que os alunos e as alunas estejam capacitados para interpretar estudos epidemiológicos criticamente e a conduzir investigações epidemiológicas, considerando a relevância, aplicabilidade e limitações de seus achados.
2 – FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E ESPORTE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Carga horária: 60h
Objetivo: Introduzir os conceitos da Fisiologia do Exercício voltada à criança e ao adolescente, discutir a teoria e aplicabilidade prática dos conhecimentos desta disciplina e debater a importância desses conceitos na atuação com crianças e adolescentes.
3 – AVALIAÇÃO FÍSICA E FUNCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Carga horária: 60h
Objetivo: Apresentar e debater sobre métodos e técnicas de avaliação do crescimento físico e maturação biológica, a fim de mensurar a capacidade física, fisiológica e psicossocial de crianças e adolescentes para monitorar o risco de lesão e doença relacionado a prática esportiva.
4 – ATENDIMENTO EMERGENCIAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Carga horária: 60h
Objetivo: Atualizar e capacitar os fisioterapeutas esportivos a reconhecerem situações de urgência e emergência na prática esportiva, bem como orientar e instruir para a realização do atendimento imediato e o suporte básico de vida.
5 – FISIOTERAPIA ESPORTIVA EM ESPORTES DE ARREMESSO (HANDEBOL E ESPORTES DE RAQUETE)
Carga horária: 60h
Objetivo: Debater as principais lesões e disfunções relacionadas a prática de esportes de arremesso em crianças e adolescentes, além de apresentar um raciocínio clínico e as principais estratégias de prevenção e reabilitação de acordo com uma prática baseada em evidências científicas.
6 – FISIOTERAPIA ESPORTIVA EM ESPORTES DE SALTO (VOLEIBOL E BASQUETEBOL)
Carga horária: 60h
Objetivo: Debater as principais lesões e disfunções relacionadas a prática de esportes de salto em crianças e adolescentes, além de apresentar um raciocínio clínico e as principais estratégias de prevenção e reabilitação de acordo com uma prática baseada em evidências científicas.
7 – FISIOTERAPIA ESPORTIVA EM ESPORTES DE CHUTE (FUTEBOL)
Carga horária: 60h
Objetivo: Debater as principais lesões e disfunções relacionadas a prática de esportes de chute em crianças e adolescentes, além de apresentar um raciocínio clínico e as principais estratégias de prevenção e reabilitação de acordo com uma prática baseada em evidências científicas.
8 – FISIOTERAPIA ESPORTIVA EM ESPORTES DE GINÁSTICA E LUTAS
Carga horária: 60h
Objetivo: Debater as principais lesões e disfunções relacionadas à prática de esportes ginásticos e lutas em crianças e adolescentes, além de apresentar um raciocínio clínico e as principais estratégias de prevenção e reabilitação de acordo com uma prática baseada em evidências científicas.
9 – FISIOTERAPIA ESPORTIVA EM ESPORTES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
Carga horária: 60h
Objetivo: Debater as principais lesões e disfunções relacionadas à prática de esportes para crianças e adolescentes com deficiência, além de apresentar um raciocínio clínico e as principais estratégias de prevenção e reabilitação de acordo com uma prática baseada em evidências científicas.
10 – METODOLOGIA DE PESQUISA
Carga horária: 60h
Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica? Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.