Pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional no Adulto
Vagas Esgotadas
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades
– Curso de pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Neurofuncional no Adulto com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 27 meses.
– Curso 100% online, assista de onde quiser.
– São 13 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja “Mais informações”, abaixo.
– Bate-papo ao vivo com o especialista.
– 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
– 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
– Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
– Próxima turma: vagas esgotadas.
– Para concluir o treinamento deverão ser pagas 27 mensalidades.
– Ao término dos 27 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
– Pré-requisito: Graduação completa em Fisioterapia.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
– O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
A fisioterapia neurofuncional envolve todos os níveis de atenção à saúde, atuando em ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação, prescrição e a reabilitação em geral de adultos com disfunções neurológicas.
Com a especialização em fisioterapia neurofuncional no adulto, o profissional adota de conhecimento para atuar em todas as disfunções do sistema nervoso, com ênfase em Acidente Vascular Encefálico, Traumatismo Crânio Encefálico, Lesão Medular, Doença de Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla e Polineuropatias Periféricas.
Para isso, é necessário se aprimorar em métodos avaliativos, recursos terapêuticos atuais e baseados em evidências, planos de tratamento de qualidade e direcionados ao cuidado centrado no paciente, além de intervir de acordo com a CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
Além do próprio ambiente domiciliar, a área da neurofuncional engloba desde o âmbito hospitalar, que é de extrema importância para um bom prognóstico do paciente, até o âmbito ambulatorial, que proporciona recursos especializados. Tal área é fascinante para o processo de reabilitação, onde o fisioterapeuta atua de forma segura e com bons resultados para o atendimento personalizado e efetivo.
Objetivo
Capacitar o fisioterapeuta para atuação de qualidade e efetiva nas avaliações e intervenções terapêuticas relacionadas as principais disfunções neurológicas desde o âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar.
1 – NEUROANATOMIA FUNCIONAL PARA O PROCESSO DE REABILITAÇÃO
Carga horária: 48h
Objetivo: Atualização anatômica e funcional das estruturas do sistema nervoso central e periférico para compreender as conexões encefálicas e medulares relevantes para o tratamento de paciente neurológico adulto, além de relacionar as estruturas anatomofuncionais com as principais disfunções neurológicas no adulto.
2 – ETAPAS DA AVALIAÇÃO NEUROFUNCIONAL NO ADULTO
Carga horária: 48h
Objetivo: Identificar a queixa do paciente e classificar os tipos de diagnóstico, além das etapas da avaliação neurológica, desde sensibilidade ao movimento; Analisar o movimento baseado na queixa funcional para elaboração do tratamento adequado.
3 – INTRODUÇÃO À CIF – CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE
Carga horária: 48h
Objetivo: Entender o fundamento e a história da CIF para utilizar e estruturar os domínios e qualificadores para a prática clínica.
4 – FUNDAMENTOS PARA A PRÁTICA CLÍNICA NAS PRINCIPAIS DOENÇAS NEUROLÓGICAS
Carga horária: 48h
Objetivo: Entender o processo fisiopatológico do AVC, TCE, lesão medular, doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica e as principais doenças neuromusculares, a fim de identificar os padrões de movimentos atípicos que interferem no controle funcional.
5 – A INTERFERÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO NA INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL
Carga horária: 48h
Objetivo: Compreender a importância da fisioterapia nos aspectos comportamentais que interferem no controle de movimento e realizar as adaptações e ajustes essenciais do comportamento para resultados eficientes da reabilitação motora.
6 – PLANEJAMENTO TERAPÊUTICO
Carga horária: 36h
Objetivo: Buscar a prática baseada em evidências para planejar as estratégias terapêuticas assertivas para resultados funcionais de sucesso. Abordar a importância do tratamento neuroevolutivo, com base no conceito Bobath e a terapia orientada à tarefa, para a tomada de decisão clínica.
7 – O SISTEMA SENSÓRIO-MOTOR
Carga horária: 48h
Objetivo: Avaliar as principais disfunções sensório-motoras para a aplicabilidade assertiva no contexto neuromuscular por meio da estimulação sensorial e perceptual.
8 – TEORIAS DO CONTROLE MOTOR
Carga horária: 48h
Objetivo: Conhecer as teorias atuais do controle de movimento para a elaboração de estratégias para minimizar e adequar os déficits de controle motor no aspecto funcional das principais patologias neurológicas no adulto.
9 – EXPLORANDO O TÔNUS MUSCULAR
Carga horária: 48h
Objetivo: Compreender a fisiopatologia do tônus muscular para avaliar e atuar de forma assertiva no processo de reabilitação. Identificar os sinais e sintomas provocados pela espasticidade.
10 – A FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL NO ÂMBITO HOSPITALAR
Carga horária: 48h
Objetivo: Conhecer quais as principais doenças neurológicas no ambiente hospitalar e como o fisioterapeuta atua até o processo de alta hospitalar.
11 – RECURSOS TERAPÊUTICOS
Carga horária: 48h
Objetivo: Identificar e preparar para atuar com os melhores recursos terapêuticos da fisioterapia e prescrever o melhor método de aprendizagem motora, buscando a independência funcional.
12 – CUIDADOS PALIATIVOS
Carga horária: 36h
Objetivo: Compreender como atuar com os cuidados paliativos nas disfunções neurológicas agudas e crônicas.
13 – METODOLOGIA DE PESQUISA
Carga horária: 48h
Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica? Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.