Pós-graduação em Ciências da Educação
Vagas Esgotadas
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades

O grupo educacional formado pelas Faculdades BWS/FAPSS, CBI of Miami, ARISTO e BBI of Chicago permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Ciências da Educação com selo internacional do país.
– Curso de pós-graduação Lato Sensu em Ciências da Educação com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online.
– Curso 100% online, assista de onde quiser.
– São 8 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja “Mais informações”, abaixo.
– Bate-papo ao vivo com o especialista.
– 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
– 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
– Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
– Próxima turma: vagas esgotadas.
– Para concluir o treinamento deverão ser pagas 30 mensalidades.
– Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
– Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
– O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
Pós-graduação em Ciências da Educação
Como forma de dar respostas mais assertivas as demandas da escola e dos alunos do século XXI, todos, professores, coordenadores, diretores de escola e outros técnicos precisam inserir na sua prática competências pautadas na inovação, na cooperação e na criatividade.
Assim, esta pós-graduação busca aprofundar conhecimentos na área Educação e Inovação, tendo em vista o desenvolvimento de capacidades para aplicar os conhecimentos, resolver problemas em contextos alargados e multidisciplinares, relacionados com a área da Educação.
Objetivo
E, assim, numa componente teórica e prática, cada disciplina foi elaborada para proporcionar ao aluno o desenvolvimento de competências para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas e desenvolver soluções em espaços diversificados de ensino. Para assim, garantir espaços promotores de aprendizagens significativas, autônomas ao longo da via.
O treinamento é composto de 10 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webnar).
1 – EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE
Carga horária: 40h
Objetivos: Relacionar elementos da teoria e prática de sala de aula para compreender as tendências esperadas para a escola do século XXI.
2 – SAÚDE MENTAL NA ESCOLA
Carga horária: 80h
Objetivos: Compreender a importância do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação de crianças e adolescentes em contexto escolar. Possibilitar o conhecimento dos principais autores da área, assim como de programas já implementados e promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre a saúde mental.
3 – O CORPO NA APRENDIZAGEM
Carga horária: 80h
Esta disciplina tem como objetivo apresentar a importância do corpo no processo de aprendizagem, assim como o que devemos desenvolver e estimular para que o corpo esteja preparado para construir aprendizagem novas e significativas.
4 – ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS PARA A SALA DE AULA
Carga horária: 90h
Identificar estratégias educacionais que possam colmatar as exigências das salas de aula no século XXI. Pensar em um currículo que seja flexível e dinâmico e coloque o aluno no centro, como protagonista da sua própria aprendizagem.
5 – EDUCAÇÃO PARA TODOS
Carga horária: 100h
Objetivos: Conhecer e compreender os enquadramentos normativos da Educação Inclusiva, através de um conhecimento científico atualizado. Compreendendo os modelos de enquadramento da Educação Inclusiva, identificando características, condições e formas de operacionalização.
Construir modelos e cenários de inclusão e inovação organizacional e pedagógica, a partir do desenvolvimento de competências de planificação, gestão, monitorização e avaliação de medidas, práticas e estratégias de inclusão e inovação.
6 – O CÉREBRO E A EDUCAÇÃO
Carga horária: 100h
Objetivos: Orientar profissionais da educação e da saúde mental escolar sobre o universo que abrange as Neurociências e sua relação com a Educação, trazendo uma visão atualizada e significativa sobre a importância em conhecer o funcionamento cerebral para alcançar resultados mais positivos e mensuráveis. Visando compreender as diferenças, alguns pressupostos, o funcionamento do cérebro e de que maneira é possível criar estratégias diferenciadas para potencializar as áreas cerebrais. São ofertadas nessa disciplina também, estratégias pedagógicas diferenciadas, algumas dicas práticas para auxiliar no contexto educacional, terapêutico e familiar através de orientação e ensinamento de técnicas comportamentais; sempre associando a teoria, com a prática e a aplicabilidade para o dia a dia.
7 – MODELOS EDUCACIONAIS INOVADORES
Carga horária: 90h
Objetivos: Buscar soluções práticas e viáveis para os principais problemas educacionais brasileiros a partir de iniciativas educacionais simples realizadas por professores em diferentes países do mundo como Portugal, Itália, Angola, Austrália, Estados Unidos e Finlândia.
Inspirar educadores e fomentar a utilização dessas estratégias inovadoras para motivar seus estudantes e os empoderar com conhecimento prático para auxiliar em sua formação acadêmica.
8 – METODOLOGIA DE PESQUISA
Carga horária: 20h
Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica? Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
Coordenação Geral


Mariana Fenta Elias
Professora e Coordenadora do CBI of Miami – Portugal
Mestre em Ciências da Educação – Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Lusófona – Portugal
Professora da Rede Pública de Ensino de Lisboa nas Atividades de Enriquecimento Curricular – Portugal
Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ – Brasil
Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental – Brasil
A intervenção Precoce nos primeiros anos de vida – Fundação Maria Ulrich – Portugal
Introduction to Non-directive Play Therapy – Portugal
Curso de Aprimoramento em ABA – Creative Ideias – Brasil
Introdução do Modelo Denver UC DAVIS Mind Institute
Certificação na aplicação e treinamento profissional PRT (Pivotal Response Treatment) – Nível 1 Kenneth Larsen, Pesquisador e supervisor – Oslo University Hospital – Noruega
Facilitadores


Lucelmo Lacerda de Brito
Doutor em Educação pela PUC-SP
Possui estágio de Pós-doutorado em Educação Especial no Departamento de Psicologia – UFSCar
Professor da Especialização em Autismo TEA-TDIC da Universidade Federal de Tocantins
Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”
Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar e Mediação escolar em processos inclusivos
Atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação – CNE de revisão das Diretrizes Nacionais de Educação Especial


Alessandra Machado
Psicóloga Clínica e Institucional
Especialista em Neurociência Pedagógica
Pós-graduada em Psicossomática Contemporânea
Especialista em Neuropsicologia
Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva
Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)
Bacharel e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)
Formadora na área Educacional
Capacitação Profissional: Orientação e Reorientação Profissional
Neurociência Cognitiva e TCC; Psicologia Positiva; Gestalt Terapia; Experiência em atendimentos clínicos com famílias, crianças e adolescentes
Coach Life e Executive Coach (Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching)
Coach de Relações Pessoais e Interpessoais
Experiência como Professora da Educação Básica da Rede Particular de Ensino: Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental I
Capacitação Profissional em: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Psicopatologias; Processos Cognitivos/Funções Executivas e Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva e Mediação Escolar; Alfabetização e Letramento
Palestrante e Professora convidada por escolas e demais instituições (Área da Saúde e Educacional); Professora Especialista convidada para os cursos de Pós-graduação na Universidade Castelo Branco; Atuação: Consultoria Personalizada (Psicologia, Neurociências e Psicologia da Educação)
Autora do Livro “Cérebro e Afetividade: potencializando uma aprendizagem significativa” (Editora WAK)
Mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento Humano e na Educação Pela Universidad Europea Del Atlântico (Espanha) em parceria com a FUNIBER (Fundação Universitária Iberoamericana)
Pós-graduanda em Gestão Educacional pela UVA (RJ)